Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

Tratamentos

Prostodontia

A Prostodontia tem por objectivo reabilitar ou manter a função oral do paciente restaurando a mastigação, estética e fonética através da utilização de facetas, coroas e/ou próteses dentárias.

Os procedimentos mais frequentes em Prostodontia incluem a realização de tratamentos fixos como facetas, coroas ou próteses parciais fixas sobre dentes ou implantes podendendo os mesmos ser unitários, parciais ou totais. Os tratamentos podem também ser removíveis, parciais ou totais, através da utilização de próteses acrílicas ou esqueléticas.

Ao contrário da execução de uma coroa sobre dente natural, uma coroa sobre implante não exige desgaste de qualquer estrutura diretamente na cavidade oral visto que o implante apenas substitui a raiz ausente e a coroa sobre implante substitui a totalidade da coroa do dente. No entanto, a confecção da coroa sobre implante implica também uma impressão (molde) que é feita através do acoplamento de uma coifa de impressão ao implante. A utilização de coroas provisórias, não é obrigatória, embora possa ser determinante em casos clínicos que exibam necessidade estéticas (dente anterior), de adaptação funcional (fonética - ausência de todos os dentes) ou de adaptação ou manipulação dos tecidos gengivais. A coroa final é terminada no laboratório com a forma e aparência de um dente natural sendo unida ao implante através de um pilar com cimento dentário ou um pilar com parafuso.

Tal como em coroas sobre dentes naturais, o objectivo cosmético é produzir uma coroa tal como fosse um dente natural que passa através da gengiva.

As coroas sobre dentes poderão ser uma boa opção se os seus dentes estiverem severamente destruídos, desgastados ou restaurados ou necessitem mudanças significativas em termos de tamanho, forma, alinhamento e ou cor. Antes de efetuar qualquer reabilitação prostodôntica, quer se trate de um caso unitário, parcial ou total o seu dentista deve efetuar um enceramento de diagnóstico (simulação do resultado final e respectivas alterações necessárias) por forma a perceber e lhe indicar qual o melhor plano de tratamento no seu caso. Este plano de tratamento, pode implicar tratamento conjunto com diversas áreas da medicina dentária tais como ortodontia, endodontia, periodontologia e implantologia. As coroas ou prótese parciais fixas sobre implantes são a melhor opção em casos de ausência de um ou mais dentes ou mesmo no caso de desdentação total. Como a colocação dos implantes implica a presença de osso, antes de efetuar uma reabilitação com implantes, pode existir a necessidade de efetuar exames auxiliares de diagnóstico como uma TAC.

As coroas sobre dentes ou implantes devem ser encaradas como dentes naturais. No caso de coroas sobre dentes naturais, pode continuar a aparecer cárie por debaixo da coroa na interface entre a coroa e o dente. No caso da coroa sobre implante, pode surgir inflamação e ou infecção a nível da interface coroa/implante. Por isso é de extrema importância manter uma boa higiene oral, através de uma correta escovagem, utilização de fio ou fita dentário(a) e escovilhão e consultas periódicas ao dentista para controlo clínico radiográfico das mesmas. Como são frequentemente feitas de cerâmica as coroas podem fracturar. Deve evitar mastigar coisas duras tipo gelo ou rebuçados e manter hábitos parafuncionais do tipo roer unhas e canetas. Em algumas situações pode ser necessário efetuar um protetor bucal por forma a prevenir e proteger as coroas de fractura especialmente se existe o hábito de ranger ou apertar os dentes.

Habitualmente designadas por placas são utilizadas na substituição de um ou mais dentes ausentes e tecidos moles de suporte e podem ser fabricadas geralmente em dois materiais diferentes, totalmente em acrilico (prótese acrílica) ou metalo-acrilico (prótese esquelética). As próteses podem ser totais ou parciais consoante o número de dentes que substituem. São habitualmente suportadas por mucosa (gengiva) ou dentes, podendo também ser suportadas por implantes. Tal como no caso dos tratamentos em prostodontia fixa, requerem uma manutenção regular pelo dentista e cuidados especiais em termos de higiene oral pelo risco aumentado de cárie sobre os dentes de suporte ou infecção nos implantes de suporte.

Uma coroa (capa) é um tipo de restauração que envolve um dente ou se une a um implante dentário. As coroas restauram ou alteram a aparência estética e função de dentes ausentes, como no caso de implantes, ou muitos cariados, fracturados, desgastados ou mal-posicionados como no caso de dentes naturais. As coroas estão também indicadas em casos de dentes que apresentem grandes cavidades ou restaurações que comprometam a resistência do dente, como por exemplo, em dentes que tenham sido submetidos a tratamento endodôntico. Uma prótese parcial fixa, habitualmente designada por ponte, substitui dois ou mais dentes ausentes, e consiste em duas ou mais coroas ligadas a dois ou mais dentes ou implantes. A coroa ou prótese parcial fixa é tipicamente colada ao dente através de cimento dentário e pode ser unida a um implante através de cimento dentário ou um pilar com parafuso.

As coroas podem ser fabricadas em diversos materiais, habitualmente em metalo-cerâmica ou simplesmente em cerâmica com núcleos não metálicos da cor de dente como a alumina, o dissilicato de lítio ou a zircónia.

A fabricação de uma coroa para um dente natural exige a preparação do dente através da redução do mesmo (entre 1 a 2mm) de forma circunferencial (360º) para permitir espaço para a coroa em cerâmica. Uma impressão (molde) é feita do dente preparado, que é depois utilizada pelo técnico de laboratório para construir e produzir a coroa individual. Enquanto o técnico de laboratório está a executar a coroa, o paciente utiliza uma coroa provisória feita em acrílico reforçado por forma a proteger o dente, manter a aparência estética e a oclusão. A coroa final é terminada com a forma e aparência de um dente natural sendo colada ao dente através de um cimento dentário. O objectivo cosmético é produzir uma coroa tal como fosse um dente natural que passa através da gengiva.

Médico

ver mais

José Carracho

Casos Clínicos

A experiência aliada ao conhecimento e ao uso das técnicas apropriadas, permitem resultados extraordinários.
Eis alguns exemplos dos tratamentos realizados no Iro.

ver mais