Dentisteria Estética e Reabilitação
"O sorriso é uma das primeiras coisas que os outros reparam em nós. Se temos dentes escurecidos, pigmentados, disformes, fracturados, com espaços entre eles ou simplesmente mal posicionados, isso pode afectar o modo como interagimos com as outras pessoas, ao inibir a nossa vontade de rir e sorrir."
O escurecimento dos dentes pode ocorrer por diversas causas como: idade, alimentos corados, fumo, entre outros. O branqueamento dentário pode ser feito no consultório ou em casa.
No consultório o branqueamento dura aproximadamente 1 hora. Geralmente são necessárias duas a três sessões para que se obtenham os resultados desejados. No branqueamento em casa (ambulatório) o paciente dorme com um gel numa moldeira de aproximadamente 1mm de espessura durante aproximadamente 15 dias para a arcada superior e mais 15 dias para a arcada inferior.
Facetas são capas finas e semi-translúcidas de tipo lente de contacto que são permanentemente coladas aos dentes. Apesar de não serem indicadas para todos os pacientes, as facetas são a solução mais estética e conservadora para uma grande variedade de problemas dentários:
- Diastemas (espaços entre os dentes);
- Dentes fracturados;
- Dentes disformes ou mal posicionados;
- Dentes escurecidos ou pigmentados;
As facetas podem ser em porcelana ou em resina composta e são muitas vezes usadas em combinação com técnicas de branqueamento dentário.
Porcelana
As facetas de porcelana são fabricadas em laboratório, necessitam de 2 consultas, requerem um desgaste mínimo do dente e uma vez coladas são muito resistentes e normalmente mais dispendiosas estando sobretudo indicadas para transformações mais complexas da estética dentária.
Não é susceptível de pigmentar, mantendo o brilho e o aspecto natural ao longo do tempo.
Resina Composta
As facetas de resina composta (compósito) são colocadas numa única consulta, não requerem, na maioria dos casos, desgaste do dente e uma vez colocadas também são muito resistentes.
São tipicamente menos dispendiosas estando sobretudo indicadas para transformações mais simples da estética dentária.
As resinas compostas de nanopartículas são materiais com grande resistência e que permitem, com a técnica correcta, a execução de facetas virtualmente invisíveis. São pouco susceptíveis a pigmentar, e fáceis de polir caso percam algum brilho passados uns anos.