Higiene Oral
A destartarização, também conhecida por higiene oral, é um procedimento que consiste na remoção do tártaro, placa bacteriana e manchas através da utilização de instrumentos específicos (ultra-sons e curetas).
A destartarização tem como principal objectivo ajudar a prevenir as doenças das gengivas, , é também um óptimo instrumento na prevenção e detecção precoce de cáries, quando feita regularmente, contudo uma destartarização não pode substituir uma boa higiene oral em casa.
A placa bacteriana é uma película constituída por bactérias, detritos alimentares e saliva que se deposita em toda a superfície do dente. É a principal causa dos problemas periodontais e das cáries dentárias.
A placa bacteriana tem uma cor esbranquiçada ou amarelada o que dificulta a sua detecção, porque confunde-se com a cor do dente, se não for removida torna-se dura passando a designar-se por tártaro.
A escova de dentes e o fio dental não são suficientes para a remoção do tártaro, este terá de ser removido na consulta de manutenção/higiene oral pelo seu dentista ou higienista oral utilizando instrumentos específicos para este efeito.
A consulta de higiene oral/manutenção é habitualmente realizada de 6 em 6 meses. No entanto este intervalo de tempo pode variar de acordo com a necessidade de cada paciente.
- Escovar os dentes pelo menos 2 vezes por dia
- Utilizar o fio dentário ou o escovilhão diariamente
- Utilizar um dentífrico com flúor
- Bochechar com um elixir fluoretado (com flúor) caso o seu dentista/higienista oral aconselhe
- Fazer uma dieta equilibrada
- Evitar o consumo de doces entre as refeições