Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

Tratamentos

Ortodontia

É a especialidade da Medicina Dentária que trata maloclusões, ou seja, problemas no alinhamento dos dentes e desarmonias ósseas/faciais. Para a correcção destes problemas, os ortodontistas - médicos dentistas com uma formação especializada de três anos - recorrem frequentemente a aparelhos fixos, aparelhos removíveis, expansores e aparelhos extra-orais. Em adultos com desarmonias ósseas severas, pode ser necessária a combinação entre ortodontia e cirurgia ortognática, que permite resolver casos graves de discrepâncias ósseas.

A maioria dos problemas são hereditários, tais como alterações no crescimento dos maxilares, apinhamento, espaços entre os dentes, dentes para a frente ou ausências dentárias.Em alguns casos, o problema hereditário é agravado por causas adquiridas.

Todas as crianças devem ser observadas por um ortodontista ou um odontopediatra até aos 7 anos de idade. A dentição até pode parecer direita para os pais, mas há certos problemas que só são detectados por especialistas. Desta forma, é necessário intervir precocemente, de forma a guiar a erupção dos dentes definitivos e o crescimento dos maxilares.

Os adultos podem beneficiar bastante do tratamento ortodôntico, independentemente da idade. Todos os casos requerem inicialmente um diagnóstico completo e exaustivo, que permite ao ortodontista chegar a um plano de tratamento, sendo este apresentado ao paciente juntamente com os riscos e benefícios do tratamento.

Actualmente, existem alternativas bastante estéticas para os adultos, como os aparelhos de cerâmica e a tecnologia invisalign.

No início do tratamento é normal sentir algum desconforto ao mastigar. Esta sensibilidade desaparece ao fim de 24 a 72 horas, dependendo da adaptação dos dentes, das gengivas, da língua e dos lábios ao aparelho. O desconforto pode reaparecer após as consultas de activação, devido ao movimento dos dentes. No entanto, este não é suficientemente severo para interferir com as actividades do dia-a-dia.

  • Diastemas: Espaços entre os dentes;
  • Apinhamento: Falta de espaço para os dentes ficarem alinhados;
  • Sobremordida horizontal negativa: Dentes inferiores muito avançados em relação aos superiores;
  • Sobremordida horizontal aumentada: Dentes superiores muito avançados em relação aos inferiores;
  • Mordida profunda: Dentes superiores cobrem demasiado os inferiores;
  • Mordida aberta: Espaço excessivo entre os dentes superiores e os inferiores, à frente ou de lado, quando os dentes contactam;
  • Desvio da linha média: quando a linha central dos dentes superiores não coincide com a linha dos dentes inferiores.

São vários os benefícios do tratamento, entre os quais:

  • Diminuição da incidência de cáries e problemas gengivais/ósseos (doença periodontal), pois com os dentes alinhados a higiene oral é mais fácil. O tratamento ortodôntico melhora ainda a relação entre os dentes, o osso de suporte e a gengiva, reduzindo desta forma problemas periodontais;
  • Melhoria da capacidade mastigatória;
  • Evitar o desgaste dentário anormal.

Médico

ver mais

Joana Godinho

Casos Clínicos

A experiência aliada ao conhecimento e ao uso das técnicas apropriadas, permitem resultados extraordinários.
Eis alguns exemplos dos tratamentos realizados no Iro.

ver mais